- Área: 394 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Alejandro Peral
Descrição enviada pela equipe de projeto. Dentro de um terreno irregular e tomando a orientação como premissa fundamental, a casa é implantada com a clara intenção de maximizar o isolamento e a vista.
Situada frente a um espaço verde, o volume principal é orientado paralelo à construção vizinha, encostado ao recuo lateral, aproveitando a extensão longitudinal para o desenvolvimento do programa necessário.
A materialidade adotada é simples e racional. Concreto armado aparente, grandes planos de vidro e alumínio pré-pintado de preto. Desta forma, se mantém a monocromia para ressaltar e potencializar o verde circundante.
No térreo, o setor social da casa é acomodado ao redor de uma série de pátios, que aliviam e configuram o espaço. Desta maneira é incorporado o verde à vida diária da casa, fortalecendo a relação interior / exterior mantendo e mantendo a essência do lugar.
No pavimento superior, um contundente volume preto alinha os dormitórios e os estares privados para o verde e o horizonte, os dotando da melhor orientação. Sua materialidade é diferenciada por um revestimento cimentício que acentua sua linearidade.
Um balanço forte e gestual conforma a garagem e marca o acesso, que se apresenta como uma relação transparente, pela qual se pode adivinhar o fundo do lote e o espelho d'água que finaliza o conjunto.